quinta-feira, 10 de julho de 2014

Mais uma adaptação de Sherlock Holmes! (Atualizado).

Mr. Holmes (ex - A Sligth Trick of the Mind), traz Ian McKellen, (vulgo "Magneto", "Gandalf", quase "Dumbledore" e o avô que todos gostariam de ter), na pele do detetive inglês aposentado. 

No longa, Holmes (McKellen) está com 93 anos, aposentado e cuidando de suas pesquisas sobre apicultura em Sussex, no interior da Inglaterra. Com a saúde frágil e as suas faculdades mentais deterioradas, o ex-detetive, acredita que algo no mel das abelhas é o segredo de sua longevidade. Sua pesquisas o levam ao Japão, onde lembranças de um caso não resolvido começam a assombrá-lo.

Ian McKellen postou a primeira foto do longa no seu twitter com a legenda: "Mais de 70 atores já interpretaram Sherlock Holmes. Agora ele está com 93 anos e é a minha vez."

O filme não tem data para chegar aos cinemas. 

(Atualização) O longa teve seu nome alterado para Mr Holmes, e a produção divulgou uma nova imagem. Segue abaixo:


Ian McKellen como Sherlock Holmes no set de gravação.

(Atualização).




Não é de hoje que a indústria cinematográfica e televisiva vem aproveitando o grande material deixado por Sir Arthur Conan Doyle sobre o detetive britânico. Sherlock Holmes ganhou popularidade ao redor do mundo por ter sido interpretado "um zilhão de vezes" pelo Sul Africano Basil Rathbone, por sinal, foram esses filmes os responsáveis por naturalizar o chapéu e a capa quadriculada, vestuário que nos contos e romances a personagem só usa uma vez, e também a expressão "elementar, meu caro Watson", o que não ocorre em nenhum momento na literatura original de Conan Doyle. Aliás, desde seu primeiro lançamento até a última edição publicada  pelo autor, Holmes já era uma figura conhecidíssima na Grã Bretanha e no território Americano, onde seus livros eram "devorados", seguidos de perto pela obras de Edgar Allan Poe, e depois Agatha Christie. 

Na década de 1980 um filme voltado para o publico juvenil fez voltar o velho "status quo" do detetive, "O Enigma da Pirâmide" (Young Sherlock Holmes). O roteiro era de Chris Columbos, no auge da sua carreira de roteirista, depois de ter feito Goonies e Gremlins (ambos sucessos de bilheteria), e a produção a cargo de Steven Spielberg, já na época dispensando apresentações. O filme não tem nenhum conto ou romance que sirva de base a não ser as características das personagens e a clássica teoria da dedução do protagonista. 

Já na primeira década dos anos 2000, é criado o seriado House estralado por Hugh Laurie e que conta a história de um médico que usa técnicas bem parecidas com as do detetive para solucionar os mais difíceis diagnósticos. Gregorie House, foi escrito para ser frio, sarcástico e muito inteligente, além de ter um amigo que podia contar em situações complicadas ou engraçadas, bem parecido com Holmes. Inclusive o ator lembra muito o detetive. Já em 2009 é lançado Sherlock Holmes filme com Robert Downey Jr como Holmes e Jude Law como John Watson, o segundo em uma representação maravilhosa do amigo de Holmes, porém mais agressivo e questionador que a personagem original; Downey Jr, por outro lado, empresta à sua interpretação uma nova faceta para Sherlock, mesmo que esteticamente eles não se pareçam.

Nos EUA uma série chamada "Elementary" está na sua terceira temporada e traz Jonny Lee Miller como o detetive e, nada mais nada menos, que Lucy Liu com Watson. Isso mesmo! A Doutora Joanne Watson. Mais uma livre interpretação dos alucinados roteiristas sobre a obra do escritor inglês. Miller faz um Sherlock mais temperamental que o normal e com diversos "tickes" nervosos.

E umas das últimas produções sobre o detetive, "Sherlock",  é uma aclamada série britânica com produção da BBC. A série traz dois atores inspiradíssimos na pele de Holmes e Watson, Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, respectivamente. A série está em sua 3ª temporada e já há planos para a 4ª. Além de ser um grande sucesso de público, é uma das mais fiéis adaptações já feitas da obra de Conan Doyle. 



Por Caio Terciotti - Fã de Sherlock e ansioso por ver o Gandalf interpretá-lo.
"I'm Gandalf, Magneto and... Sherlock Holmes. Get over it!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário